quinta-feira, 27 de outubro de 2011

com carinho





Tecido retorcido
Yara Costa Machado



De tecido retorcido me faço
de seda jogo um laço
e lá vou passo a passo
me escondo
ameaço
aceito um abraço
depois um amasso
me finjo
não quero
te vejo me altero
te levo ao cansaço
depois ao regaço
tu dizes
eu laço
engano meu bem
é assim que te caço







PINCELADAS BIOGRÁFICAS





por Mirta Villas Boas Ferrari




(Para Yara)





Deste-me uma foto e só bem depois percebeste que a retratada não eras tu.





Em outro dia fui a tua sessão de autógrafo e não estavas lá. Deixe-te um bilhete que juravas ser de outra e juntas rimos muito de tudo isso.





Chegavas sempre atrasada e te explicávamos tudo outra vez.





Diante do teu olhar humilde e úmido (de corça assustada como nas histórias infantis) a bronca nos morria na boca.Nos embascávamos com a profundidade dos teus textos, os temas sempre grandes: a vida, o tempo, o amor e tudo que habitava tua mente fértil, tua reconhecidamente louca fantasia. Teus familiares te diziam carinhosamante "destralhada”, cruza de distraída com destrambelhada. Nós te diremos para sempre poeta.





Se esquecias a bolsa, o casaco, os óculos e o caderno e até, certa vez, o carro, trazias sempre os teus sonhos e tuas histórias maravilhosas.





Com o nosso grupo – ao qual deste o nome – e teu esforço silencioso venceste o sotaque da infância e adquiriste destreza na leitura em voz alta que antes te afligia.





Até no dia de tua grande viagem chegaste atrasada. Nem todos conseguiram te esperar. Nem precisava. Elegante, discreta, doce no trato e no gesto, no riso e na dor, continuas conosco., com teu turbilhão de sonhos, de idéias criativas, de vontade de fazer , de mudar e de viver.





Um comentário:

Teresa Cristina Machado disse...

Mirta e Ilustres queridas, amigas e fontes de energia da mãe para o que mais a encantava e dava sentido a sua vida: o fazer histórias, obrigada. Gratos somos pela dedicação e o carinho de vocês e desejamos que o sucesso sempre "persiga" este grupo baseado na intelectualidade e na fraternidade que cria laços perenes e se sobrepõe aos fatos. "Entre a eternidade do nunca e a infinita realidade do sempre, o tempo acontece"(Yara Machado - O Último Embarque). obrigada,um beijo em todas, Kiti